quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Com a palavra... ALBINO ALVES



1) Albino Alves, conte para nós sobre a sua carreira artista.
Nasci em 17 de agosto de 1954 em Paranavaí-Paraná; fiz curso técnico contábil e administrativo, aos 18 anos ingressei no Teatro Estudantil de Paranavaí (1973) participando de várias montagens como Marcha para o oeste, Pluft, o fantasminha, Édipo Rei, Auto da Compadecida e vários shows lítero-musicais. Em São Paulo desde 1979, ingressei no Grupo Cênico Reginas Pacis, S.B.do Campo, participando das montagens O Presépio dos bichos, Liberdade, Liberdade... e Estranho Procedimento. Somei os cursos de dramaturgia com Celso Nunes-UEL e curso em montagem com os textos de Luiz Fernando Veríssimo com direção de Armando Azzari, montagem defendendo tese de dramaturgia na USP.
Albino em peça de teatro 

Escrevi a peça infantil aprovada e inscrita na SBAT, "...e o gato não comeu”. Atualmente escrevo poesias – tenho uma pasta cheia sem editar. Prêmios; 2º lugar declamação FEMUP- Festival de Música e Poesia de Paranavaí  e 2º lugar em poesia "Poema Zeca-cipó - D.A.T.A.

2) Qual o papel da poesia hoje na sua vida?
 Aos 61 anos de idade a poesia é tudo, pois me inspiro sempre que entro no Facebook. Nunca preparo antes, poucos poemas tinha em gaveta, a maioria sai aqui na hora.

3) Como é o seu processo criativo?
Depois que entrei no Facebook,  crio tudo na hora e na tela, às vezes escrevo coisas erradas relativas a sentimentos, volto para editar corrigindo.

4) Fale um pouco sobre o seu poema “Desabotoando casulos” que está no livro Sobre Lagartas e Borboletas (Tubap Books/Scenarium, 2015) e que inspirou várias esculturas de Flávia Taiano na exposição de Niterói/RJ e Florianópolis/SC.
Desabotoando casulos saiu na hora; instantâneo assim que você me solicitou, acredito que você percebeu, pois você acabou de solicitar e eu já fui escrevendo o que sentia relativo às Lagartas e borboletas. Pois é assim, solto tudo na hora junto com a inspiração do momento, às vezes me arrependo de postar alguma coisa, volto e excluo.

5) Albino por Albino: lagarta ou borboleta?
Albino Alves já está voando há muito tempo já botei três ovos e que são minhas filhas lindas e um neto, e esse voo é lindo demais, sou feliz com elas.

Crisálida de botões de Flávia Taiano



Nenhum comentário:

Postar um comentário