quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Com a palavra... ADRIANA ELISA BOZZETTO


1) Adriana Elisa, você é escritora e contadora de histórias no Projeto Bem-me-quer. Como você começou a sua carreira artística?
Comecei por inspiração da minha mãe, escritora e artista desde os 13 anos. Lembro que eu pegava o portfólio dela e ficava a tarde inteira lendo e sonhando em um dia ser igual a ela. Foi assim que eu comecei a escrever.

 2) O que é a poesia pra você?
Poesia é o ponto de escape de pensamentos e sentimentos que formam uma tempestade interior.

3) Como é o seu processo criativo?
Começam a se formar frases e versos na minha cabeça e passam a me seguir e ficam lá, indo e voltando, até que eu pego um papel e uma caneta e sai a poesia, quase pronta, tão naturalmente que enquanto escrevo no papel eu apenas deixo a caneta fluir, sem interrupções.

4) Fale um pouco sobre o seu poema Biografia de uma borboleta, que está no livro Sobre Lagartas e Borboletas (Tubap Books/Scenarium, 2015).
Meu poema está relacionado com a saída da cidade onde eu cresci para uma completamente diferente no ano passado, quando entrei na faculdade. Tive várias mudanças e enfrentei muitos problemas pessoais ao mesmo tempo que experimentava coisas novas, conhecia lugares para os quais nunca pensei que iria. No fim do ano passei num processo seletivo para intercâmbio em Moçambique, onde eu morei por quatro meses este ano. Chegar em Moçambique era meu sonho! Foi quando eu vi que o meu destino era eu quem fazia e que, no meio de momentos difíceis, criei as minhas asas e descobri que poderia voar e que a minha liberdade dependia única e exclusivamente de eu sair da minha zona de conforto e arriscar.

5) Adriana Elisa por Adriana Elisa: lagarta ou borboleta?
Particularmente, prefiro o meio termo; a parte da metamorfose em que não se é nem lagarta, nem borboleta. Isso porque é o momento em que a lagarta já completou seu ciclo e a borboleta está surgindo, então é a fase em que as dificuldades de se rastejar foram passadas para trás e é possível ainda sonhar como será o voo. É a parte que para mim representa a esperança e a permissão para sonhar.

Adriana Elisa preparando-se para o Projeto Bem-me-quer: núcleo de contação de histórias

2 comentários:

  1. parabéns pela qualidade do voo; este ano será o início de grandes realizações, enquanto que os sonhos que o não forem não os abandone: dance com eles até que fiquem totalmente estasiados ou de cansaço voltem para a sombra. parabéns pelo crescimento - que nunca mais volta atrás - e pela concretização de uma vida totalmente promissora. bjs. do cae

    ResponderExcluir